Sessão Retrô – Estudando o passado para entender o presente e se preparar para o futuro | A Meta

27 de junho de 2023 0 Por Alexandre Hatae

Teoria dos Gargalos – no livro A Meta, Eliyahu Moshe Goldratt mostra de forma “historinha” sua teoria das restrições. Em um processo, fluxo, block chain, cadeia produtiva etc, o elo ou etapa mais lenta determina o ritmo de todos. Ou seja, em uma fila de crianças quem dita o ritmo da fila é a criança mais lenta. Para não causar uma fila com buracos ou “bagunçada”, a criança mais devagar deve ficar na frente. Se ela ficar no meio, cria-se um buraco na fila. Se ela ficar no final, será a “retardatária”. Óbvio? Mas sua squad ou seu time tem noção disso nos plannings, retros e backlogs? Seus chefes? Seus pares? A produtividade e entrega de resultados de você ou do seu time vai ser impactada pelo elemento mais crítico: identifique e saiba gestionar “sua criança retardatária da fila de crianças” com comunicação adequada a todos os envolvidos.

Negócios: pensar e ter entendimento disso na jornada de seu cliente auxilia na comunicação adequada aos responsáveis de cada etapa deste ecossistema. Usando sempre os 3 pilares, sua comunicação vai ser mais eficiente pois tratará dos temas que precisa, com as pessoas corretas, com um entendimento maior do todo para resultar em ações eficientes e alinhadas.

Tecnologia: gargalos, impedimentos, loopings… ter uma visão e entendimento do todo vai ajudar você, seu time e seus pares na priorização e discussões de plannings e backlogs. E também na comunicação para melhor entendimento de outras áreas sobre seus desafios, impedimentos ou necessidade de maiores detalhamentos e regras.Negócios e Tecnologia: “gargalo” pode ser tempo, orçamento, pessoas, informações, arquitetura, mercado etc saber identificar e comunicar gargalos ajuda a construir uma atuação preventiva e não pastelaria reativa de resolução de problemas e entregas.