Sessão Retrô – Estudando o passado para entender o presente e se preparar para o futuro | Scrum, Agile etc

27 de junho de 2023 0 Por Alexandre Hatae

Squads, Agile, Scrum, PM, PO, daily, review, retro – enfim, uma sopa de letrinhas para times auto-gestionáveis e com autonomia, trabalho em equipe como foco na jornada do cliente e seus resultados.

As consultorias de alta gestão foram estruturadas desde sua fundação a atuarem em seus projetos (e entregas) com times independentes (autonomia, metas, prazos) e com membros com papéis, responsabilidades e conhecimentos adequados a entrega. Exatamente como as empresas “não consultoria” estão atuando hoje com suas entregas envolvendo temas e times de negócios e tecnologia.

O conceito de formar equipes com membros multidisciplinares com foco, objetivos e metas claras em um dado cronograma vem da necessidade das consultorias de alta gestão entregarem seus projetos, pois permite mais agilidade e flexibilidade sem perder o foco em resultados e entregas.

Negócios: existe lógica e racionalidade na concepção dos times. Se algo não estiver performando, volte ao conceito inicial dos times: membros, ritos e rituais, papéis e responsabilidades estão claros? O objetivo (e seus resultados) daquele time está claro para o time e os demais atores que ele interage?

Tecnologia: os times existem para atuar em algum ecossistema que a empresa está envolvida. Portanto, vão interagir. O que está sendo combinado, alinhado, prometido etc está considerando todos os membros (neste caso, funções e responsabilidades) do time? O time deve estar bem coeso, com o mesmo discurso, para evitar informações desencontradas. Caso contrário, eleja somente 01 responsável por comunicar prazos e metas.

Negócios e Tecnologia: times multidisciplinares exigem muita atenção na Comunicação: escrita e falada, formal e informal. Times que interagem muito com outros times e áreas, idem. Não se esqueça disso para não gerar feudos.

The McKinsey Way – Todos os conceitos de trabalho em equipes, times e ferramentas existem no mundo da consultoria de alta gestão desde sua formação. McKinsey, ATKearney, Booz, BCG, Bain e tantas outras tratam seus projetos e entregas com conceitos que estamos utilizando hoje nas interações entre Negócios e Tecnologia!