Gestor <-> Time | Escutar

27 de junho de 2023 0 Por Alexandre Hatae

Aprender a escutar – para aprender a escrever, aprenda a ler. Este velho e bom ditado se traduz perfeitamente como analogia para comunicação: para saber se comunicar, aprenda a ouvir. Todos: seus pares, seu time, seus líderes e você.

Negócios: você já perguntou para Tecnologia o que eles entenderam de sua explanação? Você ouviu de fato, ou seja, entendeu mesmo o que estão lhe falando? Não existe mal nenhum em perguntar, perguntar, perguntar até ter o entendimento do que estão te falando. Claro, sempre de forma respeitosa e educada.

Tecnologia: você tem certeza de que ouviu e entendeu o que Negócios está pedindo? Está claro quem deve ser envolvido? O que, como e quando será entregue? Não existe mal nenhum em perguntar, perguntar, perguntar até ter o entendimento do que estão te falando. Claro, sempre de forma respeitosa e educada.Negócios e Tecnologia: usem os 3 pilares da comunicação; documentem e lembrem-se de que não existem perguntas idiotas, desde que embasadas e com um objetivo

Ouvir para Comunicar

Adam Grant, professor de Wharton, exemplifica como “saber ouvir” ajuda na forma de se comunicar. Não se trata de persuadir, impor ou convencer, mas saber ouvir e se comunicar.