Comunique-se | Medo?

27 de junho de 2023 0 Por Alexandre Hatae

Coragem = Medo + Ação. Pesquisa da Oxford Leadership Academy mostrou que ferir os outros, emocionalmente e fisicamente, era o principal “medo” de 160 executivos de todos os cargos e indústrias. Todos fazemos “ações” sem receio, quando não existe o medo.

Coragem seria algo que diferenciaria os profissionais com um perfil de fazer algo além de sua zona de conforto ou situação nova ou imprevisível etc, ou seja, que cause este “medo” (ansiedade, sair da zona de conforto, receio, cautela etc).

Ah, ferir emocionalmente inclui o medo de decepcionar o chefe por uma entrega mal feita ou atrasada, medo de causar desconforto no time por mudar ações e prazos e por aí vai. Percebeu que não é medo de não ter conhecimento técnico (ex: Excel, Google Presentations, Python, Kafka etc)?

O que diminui este “medo”? Passar pela situação ou ter passado rsrsrs claro. Mas saber se comunicar é fundamental para diminuir o “medo” principal de ferir os outros emocionalmente (estamos falando de trabalho, em condições normais).

Tenha consciência de que se você souber exatamente o que vai falar ou escrever, sempre adequando para quem vai receber a mensagem, vai diminuir seu “medo”. Não ache que é desperdício de tempo ficar rascunhando em papel ou na sua cabeça a cena da sua reunião, apresentação ou qualquer interação com terceiros (seja uma pessoa ou uma plateia) e suas exatas palavras para cada situação.

Veremos mais para frente, mais dicas para se preparar melhor.

Negócios: mapeie todas as áreas, parceiros e impactados pelo tema que você está tratando. Comunicar não envolve apenas as palavras, imagens ou números utilizados (o famoso story telling), mas também quem está sendo comunicado (o famoso envolvimento). Dá mais trabalho? Sem dúvida. Mas reduz o efeito “medo” de ferir os outros emocionalmente (leia-se ser mal interpretado, de ofender outros, de ser pego de surpresa etc) pois você está interagindo com todos que possam ser impactados pelo tema que você está tratando. Nem você nem eu gostamos de surpresas.

Tecnologia: tenha sempre em mente “plano B” ou “plano C” ao se comunicar sobre um tema com outras áreas mas tenha segurança no seu “plano A” ao se comunicar: seja transparente nos riscos envolvidos.

Negócios e Tecnologia: não esqueçam de que cada área tem seus jargões e palavras com seus significados. Tenha consciência ao usar palavras que pareçam “óbvio” para você podem ter outro sentido para outras áreas.

Pense fora da caixa –> medo emocional no trabalho além do óbvio: perder um prazo é medo de ferir emocionalmente seu chefe ao decepciona-lo com seu atraso –> Pense nisso